Apple Novidades

Chip Apple M1: tudo o que você precisa saber

Escrito por Grupo Xfone
Em novembro, a Apple lançou os primeiros Macs com um chip M1 baseado em Arm, lançando os novos modelos 2020 de 13 polegadas do MacBook Pro, MacBook Air e Mac mini . O chip M1 recebeu ótimas críticas por seu incrível desempenho e eficiência, e é o culminar de mais de uma década de trabalho da Apple em chips criados para o iPhone e o iPad .

Chip M1 da Apple explicado

O M1 é o primeiro sistema em um chip (SoC) projetado pela Apple que foi desenvolvido para uso em Macs. Isso marca a transição da Apple dos chips Intel que a empresa de Cupertino vem usando em Macs desde 2006.

Como um “Sistema em um Chip”, o M1 integra vários componentes diferentes, incluindo CPU, GPU, arquitetura de memória unificada (RAM), Motor Neural, Enclave Seguro, controlador SSD, processador de sinal de imagem, motores de codificação / decodificação, controlador Thunderbolt com Suporte a USB 4 e muito mais, todos os quais potencializam os diferentes recursos do Mac.
Até agora, os Macs usavam vários chips para CPU, E / S e segurança, mas o esforço da Apple para integrar esses chips é a razão pela qual o M1 é muito mais rápido e eficiente do que os chips anteriores da Intel. A arquitetura de memória unificada que a Apple incluiu também é um fator importante porque todas as tecnologias no M1 são capazes de acessar os mesmos dados sem ter que trocar entre vários pools de memória.

Existem 16 bilhões de transistores no M1, que é o máximo que a Apple já colocou em um chip para o núcleo de CPU mais rápido disponível em silício de baixa potência e desempenho de CPU incomparável por watt.
O design do chip da Apple permitiu que ela criasse Macs mais rápidos e eficientes em termos de energia do que era possível com os chips projetados pela Intel, e outras melhorias estão disponíveis por meio da nova integração mais estreita de um chip projetado pela Apple emparelhado com o software desenvolvido pela Apple.
O que há de diferente no M1
Ao contrário dos chips Intel construídos na arquitetura x86, o Apple Silicon M1 usa uma arquitetura baseada em Arm, muito parecida com os chips da série A que a Apple vem desenvolvendo para iPhones e iPads há anos.

O chip M1 é o chip mais poderoso que a Apple criou até hoje e é semelhante ao chip A14 nos modelos mais recentes ‌iPhone‌ e iPad Air , construído em um processo de 5 nanômetros pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). A TSMC constrói todos os chips da Apple e tem feito isso por muitos anos.

Macs com chip M1

A Apple lançou o 2020 ‌MacBook Air‌, o MacBook Pro de 13 polegadas e o ‌Mac mini‌ com chips M1, substituindo as máquinas de baixo custo nessas linhas. O M1 ‌MacBook Air‌ agora é o único ‌MacBook Air‌ que a Apple vende, mas ainda há modelos Intel ‌Mac mini‌ e MacBook Pro disponíveis.

Não vale a pena comprar um Intel ‌Mac mini‌ ou um ‌MacBook Air 13 de 13 polegadas neste ponto porque o chip M1 supera todos os chips usados ​​nos dispositivos portáteis da Apple e é superado apenas pelos processadores de desktop.

CPU, GPU e mecanismo neural

CPU

O chip M1 inclui uma CPU de 8 núcleos com quatro núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência. Os núcleos de alto desempenho são projetados para oferecer o melhor desempenho para tarefas de encadeamento único que consomem muita energia.
Os quatro núcleos de alto desempenho podem trabalhar juntos para oferecer um desempenho multithread impressionante que permitiu aos Macs M1 ofuscar até mesmo os modelos de MacBook Pro de 16 polegadas de última geração.
Para tarefas menos intensivas e que não exigem a mesma energia, como navegação na web, existem quatro núcleos de alta eficiência que usam um décimo da energia para preservar a vida útil da bateria.
A Apple afirma que esses núcleos oferecem desempenho semelhante ao ‌MacBook Air‌ da geração anterior, mas com uma potência muito menor. Esses núcleos podem trabalhar sozinhos quando não há necessidade de energia significativa, mas para tarefas exigentes, todos os oito núcleos podem ser ativados ao mesmo tempo.
Benchmarks do ‌MacBook Air‌, MacBook Pro e ‌Mac mini‌ confirmaram o desempenho impressionante do chip M1. Existem algumas diferenças térmicas entre os modelos, mas todos têm o desempenho single-core mais alto de qualquer Mac e desempenho multi-core no mesmo nível dos desktops da Apple.

O Mac de melhor desempenho do grupo, o ‌Mac mini‌, obteve uma pontuação Geekbench 5 de um único núcleo de 1702 e uma pontuação multi-core de 7380, com o ‌MacBook Air‌ e o MacBook Pro logo atrás.

GPU

O chip ‌Apple Silicon‌ tem uma GPU de 8 núcleos, mas também há uma versão usada nos modelos ‌MacBook Air‌ de nível básico que tem um dos núcleos desativado para uma GPU de 7 núcleos.
As GPUs nos modelos ‌Mac mini‌, MacBook Pro e M1 ‌MacBook Air‌ de última geração são todas GPUs de 8 núcleos capazes de executar cerca de 25.000 threads simultaneamente e com 2,6 teraflops de rendimento. De acordo com a Apple, o M1 tem os gráficos integrados mais rápidos em um computador pessoal.

Testes de desempenho gráfico sugeriram que o chip M1 oferece desempenho que excede a GeForce GTX 1050 Ti e Radeon RX 560. Ele também obteve uma pontuação OpenCL de 19305 , semelhante ao Radeon RX 560X e Radeon Pro WX 4100.

Motor Neural

O chip M1 tem um motor neural embutido, um componente que a Apple começou a adicionar aos chips da série A alguns anos atrás. O Neural Engine foi projetado para acelerar as tarefas de aprendizado de máquina no Mac para coisas como análise de vídeo, reconhecimento de voz, processamento de imagem e muito mais.
O Motor Neural de 16 núcleos é capaz de 11 trilhões de operações por segundo para desempenho de aprendizado de máquina até 15 vezes mais rápido em comparação com a geração anterior de modelos que mudaram para o M1.

Velocidade Apple M1

O chip M1 traz desempenho de CPU até 3,5x mais rápido, desempenho de GPU até 6x mais rápido e recursos de aprendizado de máquina até 15x mais rápido em comparação com os chips Intel usados ​​em máquinas da geração anterior.
Comparado com os mais recentes chips de laptop para PC, o M1 oferece desempenho de CPU 2x mais rápido e usa apenas 25% da energia.

Vida da bateria

Mesmo com as incríveis melhorias de velocidade que o chip M1 traz, ele também é mais eficiente em termos de bateria do que qualquer outro chip Mac que a Apple lançou até hoje.
A vida útil da bateria em um Mac M1 dura até 2x mais do que em Macs da geração anterior. O Mac com bateria de maior duração é o MacBook Pro de 13 polegadas, que dura até 20 horas. Isso é o dobro da duração da bateria do modelo da geração anterior.

Comparações Intel

A Apple usou o chip M1 em Macs de baixo custo, e quando se trata de desempenho da CPU, o M1 supera até mesmo os chips de ponta usados ​​na linha de notebooks da Intel Apple. O chip M1 tem o desempenho single-core mais rápido de qualquer Mac, e o desempenho multi-core não está muito longe de muitas das máquinas desktop da Apple.
A Apple ainda está vendendo os modelos Intel MacBook Pro de 13 polegadas e ‌Mac mini‌ e, em termos de desempenho, as versões M1 desses Macs oferecem velocidades de CPU muito mais rápidas. Não é uma boa ideia comprar uma versão não M1 do MacBook Pro de 13 polegadas ou ‌Mac mini‌ neste momento por causa do desempenho inferior, a menos que a compatibilidade com aplicativos x86 e a opção de executar o Windows sejam uma preocupação.
Outros Macs da linha da Apple farão a transição para os chips ‌Apple Silicon‌ no futuro, o que é algo para se manter em mente ao considerar uma compra. No momento, os notebooks e desktops de última geração da Apple ainda oferecem desempenho de GPU superior, mas isso pode mudar no futuro, quando novas versões dos chips ‌Apple Silicon‌ forem lançadas.

Recursos de segurança M1

Os Macs Intel tinham um chip T2 embutido que controlava a segurança e outros recursos dos Macs, mas com os chips M1, essa funcionalidade está embutida e um chip secundário não é necessário.
O M1 tem um Enclave Seguro integrado que gerencia o Touch ID e um controlador de armazenamento com hardware de criptografia AES para desempenho de SSD mais rápido e seguro.

Executar aplicativos em M1 Macs

Como o chip M1 está usando uma arquitetura diferente, a Apple construiu ferramentas para permitir que os desenvolvedores criem binários de aplicativos universais que funcionam perfeitamente em ambos os chips ‌Apple Silicon‌ e Intel, além de desenvolver a camada de tradução Rosetta 2 que permite que aplicativos x86 sejam executados no M1 lasca.

Rosetta 2 é uma recriação do Rosetta, o recurso que permitiu que os aplicativos PowerPC rodassem em Macs baseados em Intel em 2006, quando a Apple trocou o PowerPC para Intel.
Com o Rosetta 2, os aplicativos projetados para máquinas Intel continuarão a funcionar em Macs M1 com alguns comprometimentos de desempenho limitados. Na maior parte, os aplicativos serão executados de forma semelhante em Macs Intel e M1 devido às melhorias de desempenho introduzidas no M1.
Tudo deve funcionar normalmente durante a transição para Macs M1 e, ao longo de alguns anos, os aplicativos Mac mais populares provavelmente serão construídos para rodar nativamente em Macs M1. No momento, há um grande compromisso ao escolher um Mac M1, que é o suporte ao Windows.
Não há Boot Camp para M1 Macs e M1 Macs não são oficialmente capazes de executar o Windows, embora alguns usuários estejam descobrindo maneiras de fazê-lo funcionar. O suporte oficial pode vir no futuro, mas depende muito do licenciamento da Microsoft de sua versão do Windows baseada no Arm para os consumidores e, até agora, isso não aconteceu.

Fonte: Mac Rumors

Sobre o autor

Grupo Xfone

Deixe um comentário