A designer de chips Arm Ltd. anunciou sua nova arquitetura v9, um design que poderia eventualmente aparecer no Apple Silicon para alimentar futuros iPhones , iPads e Macs .
O novo Arm v9 se concentra em três áreas: desempenho, segurança e recursos de aprendizado de máquina (ML). Arm diz que o design fornecerá mais de 30% de aumento no desempenho da CPU nas próximas duas gerações de CPUs móveis e de infraestrutura.
AI é outra área crítica que a Arm visou com seu design v9. A nova tecnologia Scalable Vector Extension 2 (SVE2) da arquitetura aprimorará o ML e o processamento de sinal digital (DSP) para dispositivos futuros.
O SCE2 da Arm pode melhorar o processamento de sistemas 5G, ML, assistentes de IA de voz e realidade virtual e aumentada. Os chips da Apple com base no braço incluem um motor neural que lida com tarefas de ML, e a empresa está desenvolvendo um fone de ouvido de realidade mista e óculos AR .
A segurança é o terceiro pilar do novo design da Arm. Sua Confidential Compute Architecture (CCA) “protege porções de código e dados de acesso ou modificação durante o uso, mesmo de software privilegiado, executando computação em um ambiente seguro baseado em hardware.”
O CCA usará um conceito chamado Realms, uma “região separada dos mundos seguro e não seguro”. Por exemplo, Arm diz que um aplicativo de negócios pode usar Realms para proteger dados confidenciais do resto do sistema “enquanto está em uso, em repouso e em trânsito”.
ARM diz que os primeiros dispositivos usando o design v9 chegarão no final de 2021.
Os chips baseados no design v8 de uma década oferecem o melhor desempenho por watt na computação atual. Os chips baseados em braço alimentam quase todos os smartphones, junto com muitos tablets e um número crescente de laptops.